Pular para conteúdo

Image title

Como escolher um provedor de internet: Dicas de avaliação antes de contratar

A pandemia de covid-19, intensificou o uso de tecnologias digitais, com um aumento exponencialmente correspondendo a 61,8 milhões de domicílios com acesso a rede.

Ter uma boa conexão com a internet na residência hoje se tornou indispensável, com o alto crescimento de trabalhos remotos. Com o alto consumo de serviços de _Streaming_ e redes sociais, hoje em dia é quase que impossível viver desplugado do mundo virtual. E é aí que entra o provedor de serviços multimidia, o provedor de internet. Para garantir um serviço de boa qualidade você deve esta atento ao fornecedor de internet, bem com vantagens que eles tendem a oferecer.

Se atentar antes de fechar um negocio é importante para evitar estresses e complicações posteriores. Afinal uma escolha errada pode acarretar em um processo lento e muitas vezes custosos devido a uma quebra de contrato onde algumas provedores de serviços exigem pagamentos de multas por rescisão contratual.

Um dos itens cruciais antes de escolher um provedor de internet é verificar a reputação da empresa, um provedor que se preze ele buscar sempre fornecer segurança e qualidade para seus clientes, e optar por empresas que já estão no mercado há muito tempo. Verificar se a empresa está com situação regular com o órgão responsável por regular e fiscalizar o setor de telecomunicações no Brasil [Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)](https://www.gov.br/anatel/pt-br). Junto a esse órgão contem uma [lista de provedores autorizados a fornecer serviços multimidia.](https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/outorga/lista-de-autorizados)

Custo-benefício? “o barato pode e quase sempre sai caro”, e para evitar estresse e dores de cabeça, antes de fechar um contrato de um plano, mas em conta, verifique se ele atente as suas necessidades. Antes de escolher o plano, fique atento as suas necessidades e antes de escolher verifique três fatores crucias para se levar em consideração:

Numero de usuários, a quantidades de usuários conectados é o fator chave para a escolha de um plano de internet, é com base nos usuários conectados que você irá escolher um plano ideal onde todos posam navegar fluentemente sem travamentos.

Quantidade de dispositivos, essa quantidade é um outro fator chave para a escolha de um plano, muitas das vezes um usuário pode ter vários dispositivos conectados, como ex. um computador executando um download e um celular onde ele possa estar em uma vídeo chamada.

E por fim a as principais atividades realizadas online, um plano com uma velocidade baixa pode não ser o adequado para usuários que usam muitos das vídeo chamada, onde muitos desses são professores que utilizam a plataforma Meet e Zoom para dar aulas remotas.

E agora que você escolheu um plano de internet adequado o próximo item é a qualidade de internet que o provedor fornece, digamos que você é um usuário que utiliza bastante de aplicações web que como por exemplo o Meet, para um bom funcionamento e qualidade do Meet e preciso que a latência e jitter estejam baixos e o provedor é o fator responsável por esse requisito. Independente do consumo, ninguém quer pagar por um serviço que sofre com quedas e lentidões constantemente, E a qualidade oferecida pode varias de acordo com a velocidade, estabilidade e o tipo de banda larga oferecida pelo fornecedor.

Existem 5 tipos de serviços disponíveis, mas alguns deles não são mais utilizados e então irei falar de 3 dos 5, que é utilizado. Internet via cabo

É o tipo de internet de cabo de par trançado, que tem um par fios entrelaçados um ao redor do outro para cancelar as interferências eletromagnéticas de fontes externas e interferências mútuas, é uma internet que opera de modo similar ao DSL, esse tipo de tecnologia consegue chegar a bandas altas. Um dos grandes problemas desse tipo de internet é a quantidade de assinantes usando o mesmo terminal, podendo gerar instabilidades na rede.

Internet via satélite

É um outro método de acesso a internet, onde os satélites habitam em orbita baixa, proporcionando uma latência baixa em qualquer parte do planeta, o sinal é sensível e sofre interferência por barreiras físicas e ficando muito das vezes indisponíveis em dias chuvosos. Possibilita altas taxas de transferências, mas pode haver instabilidades na conexão.

Fibra óptica

Para quem procura uma conexão estável e com melhor qualidade, a fibra ótica é a melhor alternativa. A conexão é feita fim a fim, cliente provedor, sem haver equipamentos ao meio para promover essa comunicação, ela é feita totalmente por cabos imunes a qualquer tipo de interferência, garantindo assim a estabilidade da conexão. Podendo atingir altas taxas de transferência de dados.

Encontrar um provedor que te ofereça segurança e uma excelente conexão requerem de mais três pontos crucias, atendimento ao cliente, suporte técnico e facilidade com cancelamento.

O atendimento é o principal ponto chave, pois é através dele que o provedor vai ofertar o seu produto, manter contato com o seu cliente. O suporte técnico é fundamental para um provedor de internet, onde ele dispõe de uma equipe qualificada a solucionar diversos problemas em sua conexão, tanto no remoto quanto no presencial, escolham sempre aqueles provedores que estejam prontamente as solicitações nos finais de semana, aqueles que não funcionam aos finais de semana perdem pontos com o cliente.

Por fim a burocracia, alguns fornecedores de internet transformam o cancelamento de um plano em verdadeiras burocracias que aparentam não ter fim, os contratos chamados fidelidade. Procure sempre informação sobre a postura da empresa em relação à quebra de contrato, taxa de adesão, cobranças por visitas técnicas, migrações de planos e multas, evitando assim surpresas desagradeis.